Para responder a esta pergunta convém dar a perceber ao leitor a origem das rugas e a influência da pigmentação da pele no desenvolvimento mais ou menos acentuado das rugas.
As rugas são uma consequência natural do envelhecimento da pele. Podem aparecer em diferentes localizações como face, pescoço, ombros e peito. As rugas derivam da flacidez dos tecidos ou dos músculos, bem como de uma expressão contínua de uma dada região (ex.: olhos, testa).
Com o passar do tempo, o nível de hidratação da pele vai diminuindo naturalmente e, paralelamente a isso, dá-se uma desorganização na síntese de dois elementos importantíssimos à firmeza e elasticidade da pele: colagénio e elastina (já deve ter ouvido falar deles no variados cremes e multivitamínicos disponíveis no mercado).
Apesar de serem vários os factores que influenciam o processo de envelhecimento da pele (logo o desenvolvimento de rugas), nomeadamente factores genéticos, hormonais, e até o pouco cuidado com a limpeza da pele (uso incorrecto de cosméticos e produtos de limpeza,..). Há um factor importantíssimo e dominante que acelera velozmente o desenvolvimento das rugas – O SOL.
Com certeza não é surpresa para si isto que acabei de transmitir, mas talvez seja curioso o que a seguir explico.
O Sol não afecta as diferentes peles (brancas e negras) da mesma forma.
Ainda que mais de 90% do envelhecimento cutâneo seja responsabilidade do Sol, são as peles brancas as mais prejudicadas, e porquê? Por serem menos pigmentadas do que as negras. Aqui levanto mais um ponto interessante sobre o qual já irei escrever adiante.
O nosso corpo tende a responder eficazmente aos estímulos externos que potencialmente o agridem. Se sofremos uma lesão na pele contamos com processos anti-coagulantes que param uma eventual hemorragia e contamos com a capacidade regeneradora da pele que promove a cicatrização. O mesmo acontece com a exposição ao Sol.
O Sol é um agente agressor da pele. A resposta da pele à exposição solar é a produção de pigmentação, a melanina, que age como um escudo contra as radiações UV.
As peles negras têm um escudo que as protege muito mais do Sol quando comparado com o escudo das peles brancas, que apesar de escurecerem após a exposição solar, não produzem melanina suficiente para serem eficazes no combate ao foto-envelhecimento.
E é exactamente isso que acontece. A verdade é que todas as peles envelhecem da mesma forma, com excepção deste factor ambiental, o foto-envelhecimento. E é por representar mais de 90% do envelhecimento precoce, que naturalmente vitimiza em maior grau as peles brancas (fototipos baixos).
Isto significa ainda que dentro das peles brancas, quanto mais clara for a pele mais célere será o foto-envelhecimento. Por isso, se tem cabelos claros e olhos claros, tome precauções-extra na exposição ao Sol. Os liftings, os lasers, os peelings e as injecções de botox não resolvem todas as rugas. Por isso, previna em vez de remediar. Use protectores solares sempre que sair de casa. Escolha factor superior a 30. O protector solar é o escudo que substitui o escudo natural das peles mais morenas ou negras.