A insónia é uma desordem relacionada com a privação do sono, em que o paciente sente dificuldades em adormecer de forma persistente, ou de manter o sono, mesmo que estejam reunidas todas as condições para se ter um sono tranquilo.
Os sintomas dessa condição, para além dessa incapacidade em dormir, podem incluir ainda o cansaço daí resultante, problemas de concentração, mudanças de humor, como a irritabilidade, problemas nas relações pessoais e interações sociais e dores de cabeça.
De certa forma, em algum ponto da sua vida, a maior parte das pessoas tem alguma forma de insónia, contudo, para certas pessoas pode tornar-se num problema crónico, que perturba o seu bem-estar e qualidade de vida, podendo dar origem a outro tipo de complicações relacionadas.
Desta forma, sempre que se identificam sintomas associados à insónia de forma recorrente, é importante obter-se aconselhamento médico, de forma a identificar o que pode estar a causar o problema e verificar como o eliminar.
Quais as principais causas da insónia?
As causas das insónias podem ser diversas, contudo os fatores mais comuns incluem:
- Ansiedade;
- Condições médicas;
- Depressão;
- Maus hábitos de sono;
- Medicamentos;
- Stress;
- Substâncias como a cafeína ou a nicotina.
Além disso, existem grupos de risco que estão mais propensos a sofrer deste problema, como os idosos, pois a condição é mais comum com o envelhecimento das pessoas, ou mesmo as pessoas com uma vida sedentária. Existem também situações propícias ao surgimento das insónias, como a mudança de fuso horário ou problemas profissionais que, de alguma forma, afligem a mente do paciente, impedindo-o de dormir e descansar normalmente.
Existem Tratamentos para a insónia?
Atualmente existe uma série de tratamentos disponíveis para atenuar os sintomas das insónias e trazer o descanso de volta à vida dos pacientes. Quando um paciente recorre a um especialista, este poderá avaliar a sua condição, efetuar um diagnóstico em conformidade, bem como recomendar ao mesmo um plano de tratamento passível de debelar os sintomas característicos dessa condição.
Os tratamentos convencionais para a insónia podem passar pela prescrição de medicamentos específicos para o efeito, para ajudar paciente a dormir, ou por terapias comportamentais, de forma a se promover a mudança de hábitos, as quais são normalmente mais eficazes que os medicamentos.
Para além destas soluções, no âmbito da medicina alternativa, também existem terapêuticas indicadas para o tratamento das insónias, entre as quais se pode realçar a acupuntura, o Reiki, a medicina quântica, a homeopatia, bem como a naturopatia.
A acupuntura é comummente utilizada no tratamento das insónias e apresenta resultados bastante positivos, dados suportados por vários estudos realizados sobre o efeito deste tipo de medicina nos sintomas associados a essa condição. A homeopatia é um tipo de medicina complementar que, a par da naturopatia, é também indicada para o tratamento dessa patologia, podendo ainda ser complementada por outras áreas da medicina alternativa, como é o caso da medicina quântica. Por sua vez, o Reiki é uma terapia benéfica para desordens do sono, pois as suas técnicas permitem reduzir significativamente os episódios das insónias.
Em suma, a insónia é uma condição que, para além de intervir com o bem estar do paciente, pode dar origem a outros tipos de problemas de saúde. Se sofre de sintomas associados à insónia, aconselhe-se como seu médico e defina qual a terapêutica mais aconselhada para o seu caso.
Leave a Reply